13 medalhas para Portugal no Europeu de Acrobática

Portugal brilhou no Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática após conquistar várias medalhas no escalão júnior e sénior.



Nos Juniores Liana Asseiceiro, Maria Gaspar e Filipa Henriques foram a surpresa da competição tornando-se Campeãs da Europa na Final de Equilíbrio ao alcançarem 27.950 pontos. O Grupo Feminino conquistou também a Prata, na final All-Around.


“Continua a ser um pouco difícil tentar explicar por palavras que façam justiça ao que sentimos após esta semana tão gratificante e especial.

Acima de tudo, estamos imensamente felizes e orgulhosas de tudo o que vivemos e de termos tido a oportunidade de pertencer a uma delegação tão unida, coesa e talentosa quantos esta.

Não estávamos à espera dos resultados que alcançamos apesar de ser algo que todos sonhamos e para o qual treinamos muito. O nosso principal objetivo era fazer os esquemas limpos e alcançar o maior número de oportunidade para os fazer. Entrámos para cada esquema como se fosse último sabendo que o último havia de chegar.

Após termos sido postas no trio em 2017, acabar a nossa história com o significativo 6º lugar na final dinâmico, um título de vice-campeões da Europa em All-Around e um ouro na final de equilíbrio, com o um esquema tão importante para nós, é mais do que alguma vez sequer tivéssemos sonhado. Estamos eternamente gratas por tudo o que nos trouxe até aqui, que sabemos não ter sido possível sem dedicação e trabalho incansável dos nossos treinadores Alda, Cátia e Mauro, bem como do apoio incondicional da nossa família", expressou o grupo feminino.




Tomás Lourenço e Inês Nunes mostraram-se muito consistentes toda a competição tendo alcançado três medalhas. Três Finais com três Bronzes.


Filipa Patrocínio e Inês Faria conquistaram duas medalhas de Bronze, na categoria de pares femininos, nas finais de All-Around e Equilíbrio. As ginastas garantiram o 5º lugar na Final de Dinâmico.


O par feminino sénior, Rita Ferreira e Ana Teixeira, tornou-se bicampeão europeu com as Finais de equilíbrio e All-Around. Na Final Dinâmico as ginastas conquistaram mais uma medalha, desta vez de bronze.


Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca S. Maia trouxeram para Portugal 1 prata e 1 bronze nas Finais de All-Around e Equilíbrio. Raquel Casqueiro, Leonor Mendes e Mariana Rocha trouxeram a Prata após a Final de Dinâmico.


Presentes nas Finais esteve também o Par Masculino Bruno Ramalho e Fábio Beco e o Par Misto Dinis Cardoso e Maria Marvão.