top of page

Gala Anual: conheça os vencedores dos Prémios da Ginástica 2024

Este domingo, o Convento de São Francisco, em Santarém, acolheu a Gala Anual da Federação de Ginástica de Portugal. Uma tarde de homenagem e reconhecimento a todos aqueles que escreveram e fizeram parte da história da Ginástica no ano de 2024.


Pinos D’Ouro

Comecemos pelos agentes mais importantes da modalidade: os nossos ginastas. Em ano de Jogos Olímpicos, o Prémio de Ginasta do Ano só poderia ser entregue a Filipa Martins (GAF) e Gabriel Albuquerque (TRA), ambos finalistas em Paris 2024. Porém, as conquistas dos nossos ginastas não se ficaram por aqui tendo-se destacado também em outras grandes competições mundiais e europeias nomes como Guilherme Campos (GAM), Joana Pinheiro (RIT), Sofia Correia (TRA), Diana Gago (DMT), Tiago Romão (DMT), Mariana Cascalheira (TUM), Vasco Peso (TUM), Lucas Santos (TS), Miguel Lopes e Gonçalo Parreira (ACRO), Inês Faria e Beatriz Carneiro (ACRO), Guilherme Henriques e Lara Fernandes (ACRO), Rui Cansado (AER) e João Peixinho (TG).

 

Na Ginástica Para Todos, o Prémio Classes de GpT do Ano foi entregue ao AcroGymnastics (Albigym), à classe Top AcroGym (Gimnofrielas) e às Vice-Versa (Sporting). Já a Associação Gimnochamps Tavira levou para o sul do país o Prémio Ginástica Solidária.

 

Luís Rodrigues, Presidente do Guimagym, subiu ao palco para receber o reconhecimento de Dirigente do Ano, pelo segundo ano consecutivo, enquanto a Associação de Ginástica de Lisboa recebeu, uma vez mais, o Prémio Associação Territorial do Ano.


Mariana Vieira (ACRO) foi a Treinadora Revelação do Ano, enquanto João Pedro Monteiro (TRA) levou o Pino D’Ouro de Treinador do Ano. Já no ajuizamento, destaque para João Oliveira (TRA) que foi nomeado Juiz do Ano.

 

 

Galardões

Como habitual, a Gala Anual foi ainda momento para entregar os troféus da Liga Nacional de Clubes. Em 2024 o Sporting Clube de Portugal voltou a vencer a Taça, seguindo-se a Associação Académica de Coimbra e o Ginásio Clube Português.

 

Já nos Galardões, foram entregues mais de cinco dezenas de medalhas. A Medalha Dedicação, na Ginástica Acrobática, foi para João Carreira, Maria Henriques, Gustavo Fernandes e Rafael Santos por terem sido finalistas no Campeonato do Mundo Júnior e para Inês Faria, Guilherme Henriques e Lara Fernandes por terem sido finalistas no Mundial de Seniores.

 

O mesmo aconteceu na Aeróbica, com destaque para os juniores Camila Pires, Filipa Macedo, Henrique Soares, Júlia Alves, Letícia Oliveira, Manuel Resende, Mara Cabral, Matilde Cordeiro, Maria Santos e para os seniores Cláudia Pinheiro, Filipa Leite, Lara Faria, Leonor Januário, Neuza Rocha, Rafaela Damásio e Tomás Amaral.

 

Francisca Pinto e Matilde Santos foram reconhecidas por integrarem uma equipa finalista no Campeonato da Europa de Trampolins, assim como Nelson Fernandes e Tiago Cruz no Europeu de TeamGym.

 

Já a Medalha de Bons Serviços foi entregue apenas a ginastas e treinadores medalhados em Campeonatos do Mundo ou da Europa.

 

Joana Silva, Sofia Ferreira, Débora Amorim (Treinadora), Alícia Santos, Ema Fernandes e Leonor Carreira que foram reconhecidas pelos resultados no Mundial Júnior de Acrobática, assim como Matilde Cymbron, Tiago Pinheiro e Nádia Almeida na Aeróbica e Francisco José nos Trampolins.

 

No escalão sénior, o reconhecimento foi feito aos ginastas Matilde Oliveira, Diogo Gomes, Gonçalo Nunes e Paulo Cruz e aos treinadores Hugo Cecília, Bruno Carreira e Luís Rosa Nunes, por terem integrado equipas medalhadas no Europeu de Trampolins.

 

Por último, a Medalha de Mérito e Bons Serviços foi atribuída a Ingrid Maior e a Sofia Correia, ambas medalhadas no Campeonato da Europa de Trampolins e para os nossos finalistas Olímpicos: os ginastas Filipa Martins e Gabriel Albuquerque, os treinadores. Joana Carvalho, José Ferreirinha e João Pedro Monteiro e o juiz João Oliveira.

 

Momento dos Campeões

A Gala de 2024 contou ainda com uma novidade: o Momento dos Campeões foi inaugurado com o intuito de dar maior destaque a ginastas e treinadores que foram medalha de Ouro em Mundiais ou Europeus.

 

No escalão de juniores, o merecido reconhecimento foi feito à ginasta Inês Correia e ao treinador Bruno Nobre, campeões da Europa de Duplo Mini-Trampolim. Na Aeróbica, Nádia Almeida recebeu o prémio ao lado da treinadora Bruna Coelho, assim como o Par de Matilde Cymbron e Tiago Pinheiro treinado por Alexandra Barroso.

 

Já nos seniores, destaque para Pedro Ferreira e o treinador Tiago Duarte que foram Campeões da Europa em Trampolim Individual e para Tiago Romão e o treinador Ruben Esteves de Duplo Mini-Trampolim.

 

O momento terminou com a entrega do prémio aos ginastas Miguel Lopes e Gonçalo Parreira e à treinadora Mariana Vieira que foram Campeões do Mundo de Ginástica Acrobática.

 

Reconhecimentos

Por reconhecer a importância da comunicação e divulgação da Ginástica para o país e o mundo, a FGP entregou ainda o Prémio Jornalista do Ano. Tendo sido este um ano recheado de competições, o galardão foi entregue a Adérito Esteves (A Bola) pela publicação de dezenas de artigos sobre Ginástica durante os Jogos Olímpicos, a Diogo Cardoso Oliveira (Público) pela capa de jornal com a ginasta Filipa Martins e a Tiago Mendes Dias (Agência Lusa) pela cobertura do Campeonato da Europa de Trampolins e do Mundial de Acrobática.

 

No ano de 2024 não foi atribuído nenhum Colar de Valor, Mérito e Bons Serviços porém, a FGP aproveitou a gala para entregar presencialmente o prémio de 2023, que havia sido atribuído a Rogério Valério (GpT).

 

Já os Prémios Carreira foram entregues às ginastas Beatriz Freitas, Catarina Dias, Clara Melo, Felícia Oprea, Matilde Castro (GR) e a Filipa Martins (GAF), que se despediram dos praticáveis, e ainda à juiz Ida Pereira (GR) que assinalou este ano 50 anos de carreira de juiz sempre em atividade, feito nunca alcançado por outro juiz em Portugal.

 


Durante a cerimónia foram ainda reconhecidas várias personalidades que, este ano em particular, dedicaram-se à nossa modalidade de uma forma absoluta. Foram eles a treinadora e juiz Ana Zacarias que desempenhou brilhantemente o cargo de Diretora Técnica no Mundial de Ginástica Acrobática, os juízes João Oliveira e Álvaro Sousa por terem sido convidados pela FIG para pontuarem os Jogos Olímpicos, Amadeu Portilha por uma colaboração inexcedível em grandes eventos da FGP como o Europeu de Trampolins, o Mundial de Acrobática e a Festa Nacional da Ginástica e ainda a apresentadora Tânia Ribas de Oliveira pelo destaque televisivo dado à Ginástica.

  

A Gala Anual 2024 contou ainda com várias ovações e sentidas homenagens a Hermenegildo Candeias, Armando Miguel Gomes e a José Manuel Constantino que foi reconhecido como o Prémio Personalidade do Ano.



Comemoração dos 75 anos

A Gala Anual da FGP terminou com os olhos postos no futuro. José Augusto Dias, membro da Comissão Organizadora dos 75 anos da Federação subiu ao palco para brindar todos os presentes com uma antevisão daquilo que o grupo se encontra a preparar para o assinalar da data. Dentro de várias iniciativas, destaque para o lançamento de um livro onde constarão os feitos gímnicos marcantes nos últimos 25 anos e ainda para uma homenagem que será feita a todos os ginastas olímpicos portugueses.



382 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page