top of page

Portugal representado por cinco ginastas no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística

Contrariaram todas as dificuldades, foram mais longe e alcançaram uma conquista notável para a Ginástica nacional. Portugal vai contar com cinco ginastas lusos no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística depois de um apuramento que "superou todas as expectativas".


José Nogueira e Guilherme Campos foram os primeiros a chegar a Antuérpia, na Bélgica. No dia seguinte, quarta-feira, juntaram-se as ginastas Filipa Martins, Mariana Parente e Mafalda Costa para marcar presença no evento de decorrerá entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro no Sportpaleis.



Artur Pereira, chefe da delegação lusa, não tem dúvidas de que o acesso a esta competição foi "um sucesso" que inicialmente "se afigurava muito complexo". Isto porque os critérios de apuramento aos Jogos Olímpicos foram alterados estando agora "todos os países sujeitos a uma seleção prévia, que ocorre em algumas provas nos respetivos continentes, para conseguirem ter acesso às provas que apuram para os Jogos Olímpicos".

"Nós estamos inseridos num panorama muito complicado. Estamos a lutar contra atletas que são profissionais e nós temos muito poucas condições quando comparadas as realidades. Isto só é possível com um esforço muito grande dos clubes, dos treinadores e claro dos atletas. Estamos presentes por mérito próprio e vamos lutar pelos nossos objetivos".

Para a comitiva portuguesa o planos passam por, nos próximos dias, conseguirem executar "esquemas o mais limpos possíveis, com o menor número de erros".



Guilherme Campos será o primeiro português a entrar em ação, tendo prova de Solo marcada para sábado às 12h15. No domingo é a vez de José Nogueira entrar no praticável para o All Around (12h15) e Mariana Parente brilhar na Trave e Solo (16h00). O último dia de competição fica assim guardado para as ginastas Mafalda Costa e Filipa Martins, estando o All Around previsto começar às 11h30.

"O José Nogueira, se conseguir fazer uma prova limpa, estará nos limites de conseguir algo extraordinário para Portugal que seria um acesso aos Jogos. Temos consciência de que é muito pouco provável, mas não desistimos porque acreditamos no trabalho dele. Já para a Filipa Martins, as expectativas são que, sabendo todas as lesões e dificuldades que ela tem tido, que se consiga superar e claro que temos esperança que ela consiga participar nos seus terceiros Jogos Olímpicos".

Os ginastas lusos encontram-se acompanhados por Artur Romão, chefe de delegação, e pelos treinadores José Augusto Dias (treinador nacional) e Manuel Campos, do lado masculino, e José Ferreirinha (treinador Nacional), Susana Coutada e Sara Nabais do feminino. Pedro Sebastião e Joana Carvalho também viajaram com a delegação lusa enquanto juízes, assim como a fisioterapeuta Beatriz Almeida.


O evento vai contar com a presença de 450 ginastas que estarão a representar 74 países. Serão atribuídas 78 medalhas e a organização do evento calcula ter uma média de 50 mil espectadores presenciais. O Campeonato do Mundo terá ainda transmissão em direto que pode ser acompanhada através do site da All Gymnastics TV.


603 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page