Dar voz à Ginástica com o "Podcast Ginástica"

Conheça a mente por trás do novo canal de comunicação da Federação de Ginástica de Portugal que vai passar semanalmente por todos os temas da Ginástica.


Federação de Ginástica de Portugal - Como surgiu esta paixão pelos Podcasts?

Luís Escudeiro - Em termos mais pessoais, por ter vivido 7 anos no Algarve e 2 anos e meio em Tenerife, os podcasts foram uma forma de manter o contato com Lisboa e com Portugal.

Profissionalmente, começou com a "Rádio Estrada Viva" em 2014, seguido de "O Escravo Preguiçoso" (2017), do "Consultório do Treino" (2019) e o "PODCAST no ensino" (2019). O desenvolvimento dos conhecimentos de som foram adquiridos progressivamente pela criação de vídeos didácticos para e-Learning, dentro da minha atividade de formador de formadores e pela necessidade de gravar bom áudio para os vídeos, e ainda pela organização e realização de entrevistas e debates. Com a criação em 2019 do "PODCAST no Ensino", arranca uma nova fase de formação sobre a criação de podcast para formadores e professores. No âmbito deste podcast foi também iniciada a produção de audiolivros, em parceria com a Eugénia de Oliveira. Estes audio livros ganharam autonomia num podcast chamado "Livros para Ouvir em 2020". No decorrer de 2020, o Podcast no Ensino foi alvo, com sucesso, de candidatura a certificação pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), com créditos para a formação de professores do ensino secundário.


FGP - E a ideia de fazer um para a Federação de Ginástica de Portugal, como é que surgiu?

LE - Em troca de ideias com o António Guerreiro e com a Fernanda Marta. Achámos que a "nova" Federação deveria ter uma estratégia de comunicação mais aberta ao público em geral e os podcast são uma boa ferramenta para o fazer.


Luís Escudeiro
Luís Escudeiro

FGP - No seu entender, quais as grandes vantagens dos Podcasts?

LE - Podem ser escutados em qualquer smartphone, PC ou iOS. Não requerem a nossa atenção visual, permitindo-nos executar outras tarefas enquanto escutamos: podemos ouvir no trajeto para casa, ouvir enquanto cozinhamos, caminhamos ou arrumamos a casa. Quando comunicamos com som falamos literalmente ao ouvido das pessoas. Por outro lado, tira o stress da exposição da imagem como o vídeo. A maioria das pessoas sente-se menos exposta na sua comunicação áudio.



Ficou curioso? Assista AQUI ao Podcast Ginástica. Pode ouvir directamente neste site ou através do Spotify, Apple Podcasts ou Google Podcasts.


#comunicação #podcast

236 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo