FGP comemora 75 anos numa noite de celebração da Ginástica Nacional
- FGP
- há 21 minutos
- 1 min de leitura
A Federação de Ginástica de Portugal celebrou, esta quinta-feira, o seu 75° aniversário. O jantar decorreu no Pátio da Galé, em Lisboa, e contou com algumas das figuras mais ilustres da Ginástica Nacional.

Luís Arrais, Presidente da FGP e anfitrião, começou por abrir a cerimónia com um discurso pautado pelo agradecimento aos ginastas, treinadores, juizes, clubes, associações e familiares que todos os dias contribuem para a “modalidade mais bonita do mundo”.
Seguiram-se uma série de homenagens, começando por aqueles que foram os Clubes Fundadores da FGP: Associação Académica da Amadora, Associação Cristã da Mocidade, Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, Ateneu Desportivo de Leiria, Clube Atlético de Campo de Ourique, Clube de Futebol “Os Belenenses”, Ginásio Clube Português, Lisboa Ginásio Clube, Lusitano Ginásio Clube, Sport Algés e Dafundo, Sport Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal.

O destaque foi depois dado àqueles que lideraram a Federação com dedicação e visão, os ex-Presidentes Raul Caldeira, José Garcia Alvarez, Mário José Vargas Cardoso, Rui Joaquim Sereno Garcia Araújo, Paulo Jorge Barrenho Serranito, Henrique Manuel Ruivo Reis Pinto e João Manuel Bôa de Jesus e João Paulo do Nascimento e Oliveira da Rocha.
Os ativos mais importantes, os ginastas, foram igualmente homenageados através da entrega de medalhões aos primeiros olímpicos portugueses: Joaquim Pedro Granger e Maria Laura Amorim. Em 1952, foram eles que abriram caminho a gerações futuras e deixaram um legado para todo o sempre.
A noite de festa terminou com um brinde à Ginástica e a mais 75 anos!



