top of page

Resultados da 1ª edição da Liga Nacional de Clubes de Ginástica

Pela primeira vez a Ginástica apresenta uma Liga Nacional de Clubes que une todas as disciplinas da Federação de Ginástica de Portugal, sob o lema “O que nos LIGA é a Ginástica”.


Liga Nacional Clubes Ginástica
Liga Nacional Clubes Ginástica

A “Liga Nacional | Clubes Ginástica” é uma competição entre Clubes com base no circuito de campeonatos nacionais de todas as disciplinas gímnicas e no número de filiados.


É um projeto da Federação de Ginástica de Portugal que pretende trazer para a modalidade ainda mais o sentido de equipa, de comunidade e de pertença por parte dos agentes gímnicos, em especial, ginastas, treinadores e Clubes. Espera-se, com o desenvolvimento desta iniciativa trazer mais reconhecimento e visibilidade aos Clubes de ginástica.


A Liga Nacional tem como objetivos principais promover o aumento do número de filiados nos clubes e o aumento da participação em competições em todas as disciplinas, especialidades, categorias e escalões. Tem ainda como objectivo a sustentabilidade dos Clubes, sendo estes premiados pelos seus bons resultados quantitativos e qualitativos.


Os Clubes participam nos campeonatos nacionais e em cada competição acumulam pontos consoante a classificação dos seus ginastas. No final da época desportiva é calculada a pontuação final, resultando no ranking dos 10 primeiros que serão premiados.


Os prémios serão entregues na “Gala Anual da FGP” que geralmente ocorre no mês de dezembro. Será entregues taças aos 3 primeiros e oferta de taxas de filiação na Federação de acordo com o ranking. O primeiro lugar recebe 200 taxas de filiação até ao 10º classificado que receberá 20.


Os 10 primeiros classificados foram:

1º. Sporting Clube de Portugal

2º. Ginásio Clube Português

3º. Associação Académica de Coimbra

4º. Lisboa Ginásio Clube

5º. Vitória Futebol Clube

6º. Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé

7º. Clube Educativo e Desportivo de Faro

8º. Ginásio Clube Vilacondense

9º. Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho

10º. Academia CantanhedeGym


A Associação Territorial com mais Clubes premiados foi a de Lisboa, seguido da do Algarve, Coimbra e Setúbal, terminando com a Associação de Ginástica do Norte.


Concorreram 69 Clubes de Ginástica. Destes, 81% participaram em apenas 1 disciplina e 9 Clubes participaram em 2 disciplinas. Os Clubes Guimagym e o Ginásio Clube Português foram os que participaram em mais disciplinas, 5 e 4 respectivamente.


1.162 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page