Rítmica: uma das provas mais importantes do calendário decorre este fim-de-semana em Almada
- FGP
- há 4 minutos
- 2 min de leitura
O calendário gímnico de 2026 arranca com a Taça de Portugal de Ginástica Rítmica e nós trazemos todos os dados para não perder nada da competição.

A prova decorrerá no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, entre os dias 24 (das 10:30H às 19:00H) e 25 (das 09:30H às 17:10H) de janeiro. No domingo é esperada ainda uma atuação muito especial da cantora Blaya que irá apresentar o seu mais recente single “Oh mãe oh pai”.
Em competição estarão 160 ginastas, divididas por 23 equipas, em representação de 15 clubes nacionais. O clube com mais ginastas inscritos é o Sport Algés e Dafundo, mas os olhos deverão estar postos na Escola Gímnica de Aveiro, clube que em 2025 se sagrou vencedor.

Mas como funciona a competição? Cada clube poderá participar com uma a quatro equipas, sendo que estas têm de ser constituídas por quatro a doze ginastas e que não é permitida a repetição de ginastas por mais de uma equipa. Cada ginasta terá de apresentar um a quatro exercícios e cada equipa terá de obrigatoriamente fazer doze exercícios.
A competição está dividida em dois dias. No primeiro todas as equipas fazem apenas um exercício de cada aparelho - Mãos Livres, Corda, Arco, Bola, Maças e Fita - ficando os restantes exercícios para o segundo dia.
Apenas as cinco melhores equipas do primeiro dia estarão na disputa para vencer a Taça de Portugal. O pódio será calculado tendo por base o somatório dos pontos atribuídos a cada aparelho no segundo dia de competição. Já às restantes equipas - que estarão a competir para os lugares abaixo do quinto lugar - será atribuída classificação através do somatório das notas dos 12 exercícios realizados ao longo da competição.

“Esta é a segunda edição deste novo formato da Taça de Portugal. No ano passado foi recebido com grande entusiasmo e acreditamos que, este ano, será ainda melhor. Optámos por organizar o 1º Open de Conjuntos em separado para dar mais destaque à Taça de Portugal. Afinal, é uma das competições mais importantes do calendário da Rítmica”, Laura Sales, Diretora Técnica Nacional.
Para não perder um segundo da competição pode comprar os seus bilhetes no site da BOL, acompanhar os resultados ao minuto, seguir a transmissão em direto na Ginástica TV e comprar todas as fotografias do evento. Para mais informações consultar a área Documentação do site da FGP.




