Parkour
PK

Adrenalina, rapidez e espontaneidade. Vais sentir tudo em cada obstáculo. Aceitas o desafio? Descobre o Parkour na Ginástica em 120 segundos.
O Parkour nasceu em França, no final dos anos 80, pelas mãos de David Belle e do grupo Yamakasi, inspirado em treino militar. Mais do que movimento, o Parkour é visto como uma filosofia de vida: mais eficiente, com criatividade e autossuperação.
Em 2017, tornou-se a disciplina mais recente reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica, com o 1.º Campeonato do Mundo em Tóquio, em 2022.
Mas como é que se faz Parkour? O grande objetivo é ultrapassar obstáculos apenas com a agilidade do corpo e a perspicácia da mente.
Existem duas provas em competições oficiais - Speed e Freestyle - sempre realizadas num circuito construído especialmente para o evento.
O Speed é uma corrida entre dois traceurs. Aqui o objetivo não é vencer o adversário, mas sim passar pelo percurso o mais rápido possível. Alguns percursos exigem passar por checkpoints obrigatórios no meio e no fim. Se não o fizeres, és desclassificado.
No Freestyle, tens até 70 segundos para mostrar fluidez, dificuldade e estilo. Podes começar onde e como quiseres, desde que combines mortais e piruetas com elementos de força e balanço nas barras. Para terminares a tua run, tens de fazer o sinal: cruzar os antebraços no ar.
O Freestyle é a única prova avaliada por juízes que analisam a execução – segurança e ritmo – e a dificuldade – truques e variedade de movimentos. Cada juiz dá uma nota e no final são somadas. O traceur com a pontuação mais alta leva a vitória.
Seja contra o relógio ou contra a gravidade, o desafio é sempre o mesmo: superar os teus próprios limites.
Será que és capaz? Clica no botão para descobrires onde podes praticar.
_JPG.jpg)








