top of page

Ginasta Catarina Nunes vence Concurso Maillots Portugal

  • FGP
  • 8 de abr.
  • 2 min de leitura

A Federação de Ginástica de Portugal realizou um Concurso aberto à comunidade gímnica que tinha como missão a criação de um novo maillot a ser utilizado pelas Seleções Nacionais na presente época. Na sua totalidade, foram recebidos 316 desenhos dos mais de 70 participantes mas foi Catarina Nunes, ginasta da Seleção Nacional de Trampolins, a grande vencedora.


Numa entrevista à FGP, a ginasta explicou o que a motivou a participar, as suas inspirações e deixou ainda algumas ideias para o futuro.


Porque é que decidiste participar neste concurso e qual a importância deste prémio?


Antes de mais, estou muito feliz por ter sido a vencedora deste concurso e quero agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram para a criação do projeto final. 

Inicialmente quis concorrer porque como ginasta, acho que falo por todos quando digo que gostaríamos de ter uma voz no que toca à escolha do equipamento que teremos de utilizar nos próximos anos. Para além disso, já há algum tempo que tinha uma ideia do que gostaria de ver e de usar, e achei que esta era a melhor oportunidade para o fazer. Tive algum receio por não ser da área das artes ou do design, mas o processo criativo acabou por ser giro e desafiante.


Quanto à importância do prémio, acho que foi uma boa forma de reconhecer e promover a participação no concurso, mas acho que na verdade o que mais importa é que a comunidade gímnica tenha sido ouvida na sua generalidade, tendo as diversas modalidades participado nas votações e ter sido tida em conta a sua opinião na escolha dos equipamentos que irão utilizar.



Qual foi a tua inspiração para o design? 


Em termos de inspiração, e sendo ginasta da Seleção Nacional já há alguns anos, temos sempre vindo a ter equipamentos muito à base do verde e do branco, pelo que a minha ideia inicial surgiu em complemento a isso, utilizando uma das cores mais predominantes da nossa bandeira nacional, o vermelho. Além disto, a ideia sempre foi criar alguma coisa diferente do habitual e patriota, mas sem que caísse nos elementos clássicos da cultura portuguesa e que pudesse ser transversal às várias modalidades gímnicas.



Qual a tua opinião sobre esta iniciativa pioneira da Federação? Pensas que faz sentido a FGP promover outras iniciativas idênticas?


Quanto à iniciativa em si, acho que é uma ideia com potencial, mas acho que seria importante envolver mais elementos da comunidade gímnica nas votações em vez de apenas os representantes, pois acredito que ninguém sabe melhor com o que se sente mais confortável e confiante do que o próprio ginasta. Além disto, creio que às vezes pessoas que não venham do contexto gímnico idealizem equipamentos com elementos culturais, e que depois a nível internacional não é o que se faz, podendo causar aqui alguma reticência dos ginastas na utilização dos mesmos.


Acho que esta iniciativa poderá ser mais positiva se puder ter algumas adaptações nas regras de participação e de votação, de modo a que os designs apresentados sejam adaptados à realidade de cada modalidade gímnica bem como enquadrados no sentido estético de cada uma.


Comments


bottom of page